Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conteúdos

1º ano (2012):








2º ano (2011):


09 e 10/11/2011
Meios de comunicação
As pessoas podem se comunicar de diferentes maneiras: por meio da fala, da escrita, de gestos
e sinais, etc. Os objetos, aparelhos e sistemas utilizados para receber e mandar mensagens são
chamados de meios de comunicação. O telefone, o rádio, os livros, as cartas, os telegramas, os
jornais, as revistas, a televisão, a internet e o cinema são exemplos de meios de comunicação.
Telefone: por meio dele conseguimos nos comunicar com pessoas de outros bairros, cidades,
estados e até de outros países.
Rádio: por ele podemos ouvir músicas, notícias, jogos de futebol, etc.
Televisão: transmite notícias, informações culturais, políticas e esportivas, além de programas
de entretenimento, como desenhos animados, show, etc. As cartas e os telegramas são
exemplos de meios de comunicação escrita.
Internet: o mais moderno meio de comunicação, através do possível graças ao computador.
Pela internet podemos nos corresponder com pessoas de qualquer parte do mundo, ouvir
música, fazer diferentes pesquisas, ter informações, etc.

08/11/2011
Aula
Prevenção de doenças e acidentes
Os bons hábitos de higiene ajudam muito para sermos pessoas saudáveis, mas, às
vezes, mesmo com todos os cuidados, ficamos doentes.
A gripe, o sarampo, a caxumba e a catapora são doenças contagiosas, que passam
de uma pessoa para outra, pelo espirro, pelo ar, ou através de objetos como toalhas,
roupas de cama, talheres, copos, pratos e objetos escolares, por exemplo.
Se uma criança com sarampo vai à escola, ela poderá passar a doença aos colegas.
As doenças podem ser evitadas e para isso é preciso alguns cuidados como:
*não visitar pessoas com doenças contagiosas;
*ter uma boa alimentação;
*tomar remédio quando precisar;
*ir ao médico sempre que for preciso;
*procurar o dentista para ver se os dentes estão bons;
*manter o corpo sempre limpo;
*tomar vacinas.
As vacinas
As vacinas protegem as pessoas contra algumas doenças contagiosas. Elas
funcionam como uma forma de prevenir, de evitar as doenças. Desde bebês devemos
tomar vacinas, por isso todos nós temos uma carteira de vacinação. Com ela, podemos
controlar todas as vacinas que tomamos e aquelas que ainda temos de tomar.
É por ela que sabemos quais são os tipos de vacina que tomamos ou que ainda
precisamos tomar. Ela nos informa se estamos em dia com a nossa vacinação ou não.
Peça a seu responsável a sua carteira de vacinação para observar quais vacinas você
já tomou.
Como evitar acidentes
Os acidentes estão sempre acontecendo em casa, na escola, na rua e em qualquer
lugar.
Para que acidentes não aconteçam, devemos ter cuidados e evitar principalmente:
*Se não souber nadar, use boia e só entre na água em companhia de um adulto.
*Lembre-se dos cuidados ao atravessar a rua.
*Use o cinto de segurança e sente-se no banco de trás.
Além disso, não faça estas coisas:
*Não mexa em tomadas e fios elétricos.
*Não brinque com fogo.
*Não empine pipas perto de fios elétricos.
*Não mexa com botijões de gás.
* Não mexa com álcool nem gasolina.
*Não mexa com ferro de passar roupas, panelas ou fornos quentes.
*Não anda nem corra segurando facas, tesouras ou objetos cortantes.
*Não mexa em vidros ou espelhos quebrados.
*Não mexa nos remédios.
SEMPRE OBEDEÇA AS REGRAS de onde você estiver, pois elas existem para a
segurança e o bem estar de todos, inclusive o seu.
E SEMPRE OBEDEÇA QUANDO UM ADULTO DISSER que não deve correr, ou para
não ficar perto do fogão... Pois quando ele o faz está querendo te proteger.

Exercícios para casa
Verbo - Emprego da ação em uma oração
Observe as frases a seguir:
O gato dança com a gata.
Roberto anda de barco.
Agora, preste atenção!
*O que o gato faz?
*Dança com a gata.
Dança com a gata é o que o gato faz.
É a ação do gato.
*O que Roberto faz?
*Anda de barco.
Anda de barco é o que Roberto faz.
É a ação de Roberto.
A ação é o que informa sobre o que a pessoa, o animal e o objeto fazem.
A ação é a palavra mais importante da oração. É o verbo.
1. Circule uma ação correspondente a cada substantivo e escreva a frase:
a) balão: grita sobe canta
b) borboleta: nada voa pula
c) peixe: anda chora nada
d) gato: canta late mia
e) lápis: apaga escreve fura
f) cachorro: late voa mia
2. Complete com os verbos adequados:
a) A professora ______ aos alunos.
b) O médico ______ os doentes.
c) O motorista ______ o carro.
d) O pianista ______ o piano.
3. Grife os verbos:
a) Os meninos jogam bola.
b) O sorveteiro vende sorvete.
c) Marcelo estuda muito.
d) Papai viaja de ônibus
e) Vera corre na praia.
f) Ana coleciona bonecas.
4. Complete estas frases com o verbo ''comprar'':
a) Eu ______ a bola.
b) Você ______ o livro.
c) Ele ______ a panela.
d) Nós ______ o relógio.
5. Complete as frases com o verbo "estudar":
a) Eu ______ a lição.
b) Ele ______ a lição.
c) Você ______ a lição.
d) Nós ______ a lição.
e) Eles ______ a lição.
f) Vocês ______ a lição.
6. Complete as frases com o verbo "brincar":
a) Eu ______ de corda.
b) Ele ______ de bola.
c) Você ______ de boneca.
d) Nós ______ de balanço.
e) Eles ______ de baralho.
f) Vocês ______ de esconde-esconde.

07/11/2011
Antônimo
Observe a frase a seguir: Esta casa é pequena.
Agora, vamos substituir a palavra pequena por outra que tenha significado contrário.
Esta casa é grande.
Pequena é o contrário de grande.
Pequena é o antônimo de grande.
1. Escreva o antônimo destas palavras:
feio alegre magro branco fino curto alto pobre cedo fácil frio limpo
2. Complete as frases, indicando o antônimo dos adjetivos destacados:
a) Carlos é valente e Márcio é
b) Este menino é forte e aquele é
c) O dia está claro e a noite está
d) A pedra é dura e a borracha é
3. Reescreva as frases substituindo as palavras destacadas pelos antônimos:
a) A novela terminou bem.
b) Sérgiu chorou muito quando dormiu.
c) Marcos acendeu a vela e fechou a porta.
d) Ele só fala verdade.
4. Escreva o antônimo das palavras destacadas:
a) Aquelemenino fala muito.
b) Ela é uma garota feliz.
c) Ele é um aluno disciplinado.
d) A lição ficou completa.
e) José é um garoto desobediente.
Sinônimo
Observe esta frase: O palhaço está alegre.
Vamos substituir a palavra alegre por outra que tenha significado parecido.
O palhaço está contente.
Alegre é sinônimo de contente.
1. Reescreva as frases, trocando a palavra destacada por outra com o mesmo significado.
a) A noite está bela.
b) João pulou o muro.
c) Marisa é bondosa.
d) José é um bom menino.
2. Continue reescrevendo as frases, trocando a palavra destacada pelo sinônimo:
a) Daniela ganhou um lindo presente.
b) André é muito briguento.
c) Rodrigo é comilão.
d) Gustavo é um garoto calmo.
e) Sônia entregou rápido o trabalho.

04/11/2011
Apostila LP2 4º bim. Págs.59 a 74 para aula

03/11/2011
Apostila LP2 4º bim. Págs.59 a 74 para aula (concluir em casa)

01/11/2011
Apostila LP2 4º bim. Págs.30 a 52 para aula e 53 a 58 para casa

31/10/2011
Apostila M2 4º bim. Págs.50 a 70 para aula

27/10/2011
Show de talentos (ensaios)

26/10/2011
Trabalho sobre a “Dengue”

25/10/2011
Apostila M2 4º bim. Págs.47, 48 e 49 para aula (e correções no quadro)

24/10/2011
Apostila M2 4º bim. Págs.38, 40 a 46 para casa - aula: correções no quadro

21/10/2011
Apostila M2 4º bim. Págs.20 a 28 para aula e 31 a 35 para casa

20/10/2011
Apostila M2 4º bim. Págs.3 a 17 para aula

13/10/2011
Orientação pelo sol
Uma das formas que podemos utilizar para a localização e orientação de lugares são os pontos cardeais.
Os pontos cardeais são: Leste, Oeste, Norte e Sul.
Para saber localizar e identificar os pontos cardeais podemos observar o Sol.
O ponto do horizonte onde o Sol surge pela manhã chama-se nascente (Leste); e o ponto em que ele se põe tem o nome de poente (Oeste).
Com o braço direito aponte para o nascente, ou seja, para o Leste. Feito isso, seu braço esquerdo estará indicando o poente, ou seja, o Oeste.
A partir daí é fácil: o Norte está à sua frente e o Sul, atrás de você.

11/10/2011
Atividade de produção de texto oral.
Leitura do livro "Esconde-esconde na escola".

10/10/2011

Apostila LP2 páginas 21 a 29

03/10/2011

Adjetivo
>> estrela brilhante
>> bombom gostoso
As palavras brilhante e gostoso são as característica dos substantivos estrela e bombom.
Chamamos de adjetivos as características dos substantivos.
Exemplo: carro azul; carro é substantivo, e azul é a característica - o adjetivo.
1. Escreva um adjetivo para:
a) tambor b) xícara c) sorvete
2. Complete com oadjetivo correspondente:
a) quem fala muito é
b) quem trabalha muito é
c) quem canta muito é
d) quem tem delicadeza é
e) quem tem paciência é
f) quem esperteza é
3. Leia as frases e sublinhe os adjetivos:
a) Marisa ganhou uma blusa vermelha.
b) A professora é inteligente.
c) O muro é alto e a casa é baixa.
d) Aquele animal é esperto.
e) O tênis é colorido.



04/10/2011

Números pares e ímpares
Números pares são aqueles números que, divididos por 2, o resto é zero.
Observe o exemplo:
8 2
____
0 4 -> resto zero, logo, o número 8 é par.
Os números pares terminam em: 0 - 2 - 4 - 6 - 8.
Imagine agora três crianças:
Três crianças não formam um número par, porque sobra uma criança.
3 2 .
1 1 -> resto =1
O resto da divisão não é igual a zero, é sempre 1.
Os números ímpares terminam sempre em: 1 - 3 - 5 - 7 - 9.


05/10/2011

Saúde e higiene
Saúde não é só não ter doenças, mas é sentir disposição para estudar, brincar, passear e ajudar a mamãe.
A saúde é muito importante e para conservá-la devemos ter alguns cuidados e muita higiene.
Higiene quer dizer limpeza e bons hábitos.
São hábitos de higiene:
*tomar banho todos os dias;
*escovar os dentes ao levantar, depois das refeições e ao deitar;
*visitar o dentista periodicamente;
*lavar as mãos antes das refeições;
*beber água filtrada ou fervida;
*lavar com muito cuidado as frutas e as verduras;
*andar sempre calçado;
*comer alimentos variados;
*dormir o suficiente e em quarto arejado;
*andar, fazer exercícios e usar roupas limpas;
*não colocar as mãos ou objetos sujos na boca;
*usar lenços de papel para assoar o nariz;
*cortar e limpar as unhas;
*cuidar dos cabelos, mantendo-os sempre limpos e penteados, evitando piolhos e lêndeas;
*consultar o médico quando estiver doente ou sentindo indisposição;
*tomar vacinas para evitar doenças.
Devemos também cuidar da higiene de casa.
Para isso, devemos:
*manter a casa sempre limpa;
*limpar diariamente o banheiro;
*dar descarga após o uso do vaso sanitário;
*colocar o lixo em lixeiras bem tampadas, para evitar moscas e outros insetos que causam doenças;
*não deixar água parada, para evitar o surgimento do mosquito transmissor da dengue (o Aedes aegypti) e da febre amarela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário